quinta-feira, 15 de maio de 2008

Compositor nato

João Marcelo (pra quem ainda não sabe, meu filhote de dois anos e quatro meses) sempre gostou de música. Desde que estava na minha barriga... Quando eu conseguia dar um tempo na minha vida agitada, parava, deitava e levantava as pernas, não dava outra: era colocar o cd "Beatles for babies" (recomendo às mães que estiverem grávidas) que ele parava de se mexer e ficava bem quietinho. Pois é, ele nasceu, foi crescendo e aqui em casa a gente gosta de ouvir boa música. Desde um ano de idade, João Marcelo vem demonstrando que sente muito prazer com sons. Ele sempre transformava os brinquedos em alguma coisa sonora. Por exemplo: pegava o carrinho e fazia dele um instrumento de percussão contra o chão... De repente, começava a cantarolar pela casa... Comecei a perceber esse gosto musical e a comprar cd pra ele ouvir (dá uma olhada na lista). Depois, os presentes que ele escolhia eram sempre instrumentos musicais... A madrinha (minha irmã) deu a ele um cavaquinho; minha mãe, uma sanfona, e eu descobri uma professora que trabalha com pré-musicalização para bebês. Duas, na verdade: Isabel e Adna. Uma vez por semana, vamos ao Rosarinho e Isabel apresenta os instrumentos, estimula João Marcelo a se movimentar, a cantar e a tocar também. Eu participo da aula que, por enquanto, é individual. Ele é o primeiro aluno dela nessa faixa etária. Pois é, agora descobrimos uma nova faceta dele: a aptidão para compor... Vejam só! Há um mês estávamos em Gravatá e do nada ele começou a cantarolar uma música que eu não sei de onde ele tirou: "Tá, tá, tá... tá passeando em Gravatá...". Mas a melhor de suas composições, a que merece o prêmio Grammy, foi a que ouvimos hoje. Ele me chamou e eu respondi: "Já vou, filho!" Então ele começou a cantarolar: "Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar (ele não fala ladrinhar, ele fala alguma palavra que significa isso, entende?) com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante (outra palavra que a gente supõe que seja brilhante), para mamãe, para mamãe passar..." Eu tinha ou não tinha que registrar? Se eu não registrasse essa, o blog teria que mudar de nome...

2 comentários:

(A estrangeira) Cristina Alcântara disse...

Joao Marcelo, meu querido sobrinho e afilhado, cantor e compositor mirim, é muito fofo. É um dos poucos que me pede pra cantar Jorge de Altinho (Confidências), quando me vê. Sabe aquela ´lá, laiá laiá laiá laiá laiá laiá´? Pois bem: "Toca, madrinha!". Quando eu dizia: "agora nao, meu amor" ou algo do tipo, ele dizia: "Nenén quer." Irresistível. Talvez esta seja a mais pop das músicas que ele ouve, o mais, é música clássica, bossa nova e outras. Muita saudade do meu gordo!!! Vou dar muito beijo quando chegar.

Dona comadre disse...

Oi Cris, fico muito feliz em saber que a reciproca é verdadeira e você também gostou do nosso blos e tb das nossas roupas.Vai mesmo lá na loja vc vai gostar muito. bjs em vc e no seu filhote.
Manu