quarta-feira, 7 de maio de 2008

Mãe é mãe

Acabo de chegar do aniversário de um dos coleguinhas do meu filho, João Marcelo. Sentei à mesa com outras mães de colegas da escola... Conversamos durante mais de duas horas, foi divertido. Mas só agora, depois de chegar à minha casa, percebi. Passamos todo o tempo falando das crianças. Não me lembro de nenhum outro assunto que não tivesse relação com elas. "Ele é assim, ela é assado... Quando ele se comporta dessa maneira... Olha a alegria dele... Ela está gripando tanto..." Cheguei à conclusão de que mães, quando se reúnem, só têm um assunto: filhos (as) etc e tal. Filhos e assuntos correlatos. Ponto final. É Coisa de mãe trocar idéias com outras mães. É agradável falar neles, deles, estar ali com eles. O maior barulho, criança correndo pra lá e pra cá... E tudo perfeito! Tudo no seu devido lugar. Nós, mães, sentadas à mesa, a conversar, enquanto percorríamos o salão com os olhos, à procura dele ou dela. Freqüentemente, uma de nós se levantava e ia curtir as crianças, brincar, observar o que estavam fazendo. Um no pula-pula, outra na piscina de bolas, mais uma na casinha que compunha o cenário da fazendinha... Sempre eles, o centro das atenções... Só agora me dei conta. Só agora percebi como falamos o tempo todo sobre eles, instintiva e amorosamente... Mais uma Coisa de mãe...

2 comentários:

Unknown disse...

Chris, que idéia legal a do blog! Quem sabe, acaba sendo uma terapia em grupo para essas mães viciadas em filhos. O problema é que nenhuma delas quer se curar, não é mesmo ? Como eu já estou no time faz tempo, me reconheço integralmente nesses textos. Esse post das festinhas puxa outro: o horário de entrada das crianças na escola. Por que é quase impossível simplesmente deixar a criança lá e sair ? É um tal de beijar o filhote, falar com a professora, conversar com as outras mães (sempre temos assuntos pendentes...)enfim, escolinha é mesmo território de mãe - já percebeu que os pais não ficam tão à vontade quanto as matriarcas ? Bom, é isso. De vez em quando passo por aqui, tá ? Bjs e sucesso, blogueira !
Natália

Christianne Alcântara disse...

Natália, uma das mães que me inspirou bastante no período em que me encontrava em estado interessante, acabou de me lembrar a fase de adaptação pela qual João Marcelo está passando na escola... Depois, conto umas e outras pra vocês...