domingo, 15 de junho de 2008

Com medo da dor

Há três meses, estamos às voltas com o medo da dor... A dor que João Marcelo vai sentir ao se submeter ao sétimo exame de sangue (pela minhas contas, é o sétimo) durante seus dois anos e quase seis meses de vida. Parece estranho "medo da dor". A princípio me pareceu também. Mas é isso mesmo... Temos medo do que essa dor pode representar, ou melhor, do que já representa. Não podemos passar perto de algum laboratório ou hospital que ele já aponta o lugar e relata: "Chorei muito aqui, mamãe..." Ele reconhece os lugares... Quando vamos à pediatra, como consulta de rotina, é um estresse. Ele odeia a palavra "médico"... Pra tomar as duas gotinhas da campanha de vacinação contra a poliomielite (ou pólio) foi outro estresse... Ele disse que as duas gotinhas doeram muiiiiiiito! Vou contextualizar. Acho que ainda não falei nesse assunto. João Marcelo é alérgico à proteína do leite de vaca. Ele não pode ouvir nem o "muuuu" da vaquinha, presente no universo lúdico da maioria das crianças... Devido à alergia, ele costuma ir a pediatra, alergologista e gastropediatra com mais freqüência que as demais crianças (imagino...) Houve também alguns acidentes em que ele teve contato com leite de vaca e precisou ir ao hospital. Preste atenção: contato, não necessariamente ingestão. Sentiu o drama? A alergia dele é daquelas... Então, como eu ia dizendo, estamos às voltas com o medo da dor que ele, com certeza, sentirá. Então, este final de semana, resolvi refletir sobre isso e cheguei à seguinte conclusão: podemos até adiá-la, mas não evitá-la. João Marcelo, até para ficar melhor, terá que passar por essa dor. Ela é realmente inevitável. Ponto final. Como outras dores que ele sentirá e que nós, mãe e pai, contemplaremos impotentes. Há uma frase de Nietzche: "O que não pode matar-me, torna-me forte". Deve ser um consolo. Mas agora me ocorreu: acho que o medo que sentimos - mãe e pai - não é da dor de João Marcelo. É da nossa própria, ao vê-lo indefeso, gritando de medo, de dor e de nervosismo... Talvez todo esse adiamento tenha sido para evitar nossa própria dor... Bom, não poderemos mais postergar: João Marcelo fará esse exame amanhã.

Nenhum comentário: